Buscar
  • Pinha Originals

Estamos sobrecarregando nosso Planeta!!!

Como nós, seres humanos, estamos sobrecarregando o nosso bem mais precioso?




O planeta Terra entrou em déficit de recursos naturais a partir de 1970 e, desde então, os seres humanos têm consumido mais do que a Terra consegue se regenerar.

Estudos indicam que o consumo dos recursos naturais já excede em 30% a capacidade do planeta se regenerar, se continuarmos neste ritmo atual, somado ainda ao crescimento populacional, em torno do ano de 2030 precisaríamos de mais dois planetas para garantir a sobrevivência da espécie humana.

Qual lição que a natureza nos deixa?


Durante o período de #isolamento social causado pela pandemia do novo #Coronavírus (COVID-19), o índice de poluição baixou consideravelmente. Na China, durante o pico da pandemia a emissão de CO2 caiu 25% em apenas quatro semanas, gás este, que é resultado de qualquer processo de combustão e que agrava o efeito estufa.

Será que o mundo precisava de uma #pandemia para frear a #poluição e rever suas atitudes diante do #planeta?

Em um curto espaço de tempo que nos retiramos de cena foi possível ver a imensa capacidade de regeneração que o planeta Terra possui.

No momento em que passamos a nos locomover menos, a consumir menos e consequentemente extrair menos recursos naturais, deixamos um espaço para a natureza, um espaço para ela poder “respirar”, se expandir e se recompor.

A saúde do meio ambiente depende de nós, a nossa saúde e existência depende do meio ambiente. Somos parte deste sistema e estamos todos intrinsecamente conectados.


Será nossa última chance?


Temos essa chance única de aprender lições importantes e trilharmos um caminho mais sustentável daqui pra frente.

Não sobreviveremos a um meio ambiente desequilibrado e já exigimos demais da mãe natureza. Vamos começar a fazer nossa parte! Vamos usar o que já retiramos da natureza, usar o que já foi produzido e que está sendo descartado.

No #Brasil, 20 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos poderiam ser recuperados por ano com reciclagem, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), contribuindo assim para evitar o esgotamento dos recursos naturais do planeta.

Como por exemplo, a #reciclagem de garrafas PET para produção de #tecido com poliéster, que retira do meio ambiente 11 garrafas de 2 litros de refrigerante para produzir 1kg de malha. Ou seja, 11 garrafas que ficariam na natureza entre 100 a 450 anos até se decomporem. Desta maneira, estamos usando o que já foi extraído da #natureza, não sendo necessário a extração de mais recursos #naturais, como o petróleo, que é usado como base para a produção de poliéster.


Mude a sua consciência, deixe o planeta respirar!!

Fique ligado!

Para acompanhar todas as novidades da Pinha, incluindo os posts novos aqui do blog e nossos lançamentos de produtos siga a gente no Instagram ou Facebook @pinhaoriginals . Ou acesse o site www.pinhaoriginals.com.br

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo