Buscar
  • Pinha Originals

JULHO SEM PLÁSTICO - VAMOS REDUZIR?

Como podemos reduzir o uso de plásticos de uso único e ajudar o meio ambiente de maneira fácil e muito significativa?




O QUE SÃO PLÁSTICOS DE USO ÚNICO?

O plástico está tão presente no nosso dia a dia que raramente paramos para pensar no quanto prejudica o meio ambiente. Embalagens de produtos, canudos plásticos ou copos descartáveis são exemplos de plásticos de uso único. Este tipo de plástico apresenta uma vida útil muito curta, usados apenas uma única vez e logo descartados após o uso.

QUANTIDADE DE PLÁSTICO PRODUZIDO NO BRASIL


Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de #lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Além disso, 77,5% dos municípios brasileiros não realizam a coleta seletiva, ou seja, grande parte dos resíduos são perdidos, indo parar em bueiros, rios, lagos, mares oceanos, lixões e aterros.


PRA ONDE VAI TODO ESSE PLÁSTICO?

Segundo o estudo lançado pelo WWF, o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, nesse ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada Km2.

Estima-se que os resíduos plásticos existentes nos solos e rios seja ainda maior do que nos oceanos, impactando a vida de diversos animais e contaminando muitos #ecossistemas, abrangendo assim o mundo inteiro – inclusive a Antártida.


O QUE PODEMOS FAZER PARA REDUZIR ESSE IMPACTO NO MEIO AMBIENTE?

Atitudes simples podem causar um grande impacto positivo nesse cenário. Na hora de fazer suas compras, por exemplo, carregue uma sacola #retornável. Em vez de consumir garrafas plásticas, use uma garrafa reutilizável. Mas se você estiver se perguntando “um canudinho, ou uma sacolinha realmente fazem a diferença?” A resposta é: SIM! Um canudo, de fato, não mudaria o problemático cenário do plástico nos oceanos. Mas, de um em um, é possível sim, reduzir a quantidade de resíduos plásticos gerados pela população.


O QUE É A CAMPANHA JULHO SEM PLÁSTICO?


A campanha Julho Sem Plástico é uma campanha que pretende incentivar pequenas mudanças de hábito que podem fazer a diferença para o #Planeta Terra. Esta campanha liderada pela Plastic Free Foundation se espalhou mundialmente com a hashtag #plasticfreejuly. No Brasil usamos a hashtag #julhosemplastico. O objetivo é único para milhões de pessoas: reduzir a poluição plástica, principalmente neste mês.


COMO MUDAR MEUS HÁBITOS?


O grande passo para mudarmos essa realidade é a conscientização sobre nossos atos. Você já se perguntou quanto lixo produz anualmente? O que você está comparando é realmente necessário? Pequenas atitudes geram grandes benefícios ao ambiente quando praticadas em grupo. Alguns exemplos são muito simples e fáceis de inserir no nosso dia a dia, como levar uma caneca ou copo para o trabalho e deixar de usar copos descartáveis. Comprar um canudo de bambu ou material resistente, como inox, evitando o uso de #canudos de #plástico, assim como utilizar sacolas ecologicamente corretas ao ir fazer suas compras. Faça a diferença, tenha atitudes sustentáveis no seu dia a dia, use as hashtags #julhosemplástico ou #plasticfreejuly, incentive a conscientização, participe.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo