Buscar
  • Pinha Originals

Moda e sustentabilidade

Atualizado: 15 de jun. de 2020

Como moda e sustentabilidade podem andar juntas? De que forma a moda pode contribuir positivamente para a diminuição dos impactos em relação ao meio ambiente?







Eaí galera! Sendo este o primeiro post do blog da Pinha nada melhor do que fazer o link do segmento dos nossos produtos com o que a gente mais se importa: A natureza!

O que é moda?

Moda é um conjunto de costumes e valores de uma sociedade que podem ser representados através do jeito de vestir.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade são as ações e atividades humanas que buscam suprir as necessidades atuais, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Sustentabilidade são as ações e atividades humanas que buscam suprir as necessidades atuais, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Mas, afinal qual é a relação entre estes dois conceitos?

A moda está caminhando para uma nova realidade: da responsabilidade ambiental e social.

A #moda está caminhando para uma nova realidade: da responsabilidade ambiental e social.

Sustentabilidade são as ações e atividades humanas que buscam suprir as necessidades atuais, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

A moda sustentável respeita o meio ambiente e o ser humano em todas suas etapas de produção. Não adianta de nada usar algodão #orgânico ou PET #reciclado na sua linha de produção e pagar um salário desprezível aos seus funcionários, o conceito se estende muito além disto.

Para minimizar os impactos da moda em âmbito geral, temos que repensar sobre o #ciclo completo de vida de uma peça de roupa, desde o plantio do algodão ou extração do petróleo (para materiais sintéticos), passando por toda cadeia produtiva até o seu descarte.

O consumo de roupas acelerado tem deixado grandes marcas no meio ambiente: a degradação do planeta e o consumo de muita matéria prima não renovável.

Chegamos ao ponto de que, não faz mais sentido produzir partindo do novo, vamos usar o que já temos aqui, o que já foi matéria prima para algum outro tipo de produto. Pois, a melhor forma de reduzir impactos ambientais é estender o tempo de vida útil do produto, evitando o consumo de novos itens, diminuindo assim, a extração de novos recursos naturais.

A moda sustentável ainda tem outro ponto importante que já foi citado acima: incentivar o trabalho de produtores locais, como #artesãos e costureiros.

Um dos princípios da #sustentabilidade é consumir o que foi produzido localmente, priorizando o local em relação ao global.

A moda sustentável precisa ser pensada de forma consciente, pois o que você compra e, principalmente, o que descarta, não é uma escolha apenas sua, já que estamos todos dividindo o mesmo #planeta e os mesmos recursos naturais. Lembre-se não existe lá fora!


Fique ligado!

Para acompanhar todas as novidades da Pinha, incluindo os posts novos aqui do blog e nossos lançamentos de produtos siga a gente no Instagram ou Facebook @pinhaoriginals . Ou acesse o site www.pinhaoriginals.com.br

7 visualizações0 comentário